Formas de governo, forma de estado e sistema de governo

Forma de estado

Como o nome já diz é o modo como poder está repartido em seu território. É a forma que o estado está organizado, podendo estar centralizado que é o caso dos chamados Estados Unitários, que normalmente são menores como o caso da Inglaterra, Chile, Israel, a Espanha e o Japão. No entanto, existem exceções como o caso da China que embora tenha grande extensão e seja muito populosa optou por manter um estado único, sem divisão em estados menores. Já outros países com grande extensão territorial como os Estados Unidos, Canadá, Rússia e Brasil optaram por dividir um estado maior, em estados menores, existindo assim uma federação. Assim, quanto aforma de estado do Brasil é uma Federação. Para decorar lembre que forma do estado, está associado ao fato de existirem ou não estados menores dentro de um mesmo território.

Forma de Governo

A forma de governo é o modo como o poder é dividido o poder dentro de uma sociedade, regulando a relação entre governantes e os governados através de instituições políticas. Basicamente podemos dividir as formas de governo em monarquia ou república. A forma de governo adotada no Brasil é uma república conforme descrito no art 1 da Constituição federal. A república tem como característica a representatividade dos governantes que são eleitos regularmente pelo povo. As bancas gostam de confundir o candidato com formas de governo ou formas de estado. Lembre, forma de governo têm relação a como o povo é governado seja através de um indivíduo de forma vitalícia(como em uma monarquia) ou através de um ou vários governantes escolhidos de forma periódica(como em uma república).

Sistema de Governo

O Sistema de governo é algo mais complexo do que a forma de governo, representando a forma como o governo e os poderes executivo e legislativo funcionam entre si. Basicamente existem dois modelos opostos, existindo diversas gradações entre eles, o presidencialismo e o parlamentarismo. No sistema de governo presidencialista que é o adotado no Brasil, há uma clara separação entre o legislativo e o executivo, sendo ambos os poderes eleitos diretamente pelo povo. Já no sistema parlamentarista o executivo e o legislativo se confundem, sendo que o executivo não opera sem o aval do legislativo. Normalmente os cidadãos, no sistema de governo parlamentarista, votam nos representantes do legislativo e este por sua vez escolhe o chefe do executivo. Outra característica do sistema de governo parlamentarista é a separação entre os cargos de chefe de governo(aquele que efetivamente governa, no caso da Inglaterra o primeiro-ministro) e o chefe de estado(uma figura mais simbólica, como no caso inglês a rainha da Inglaterra). O importante é lembrar da distinção entre forma de estado(unitário ou federativo), forma de governo(monarquia ou república) e sistema de governo(presidencialista ou parlamentarista). Também é importante guardar que no Brasil a forma de estado é a federativa, a forma de governo é a república e o sistema de governo é o presidencialista.

Resumo

Agora clique nas palavras que ficaram em branco para mostrar!

Forma de estado : Federativo ou Unitário , o Brasil adota a forma F ederativa

Forma de Governo: R epública ou M onarquia , sendo que o Brasil adota a República

Sistema de Governo: Pr esidencialismo ou Pa rlamentarismo , sendo que o Brasil adota o sistema P residencialista