É grande a expectativa para a publicação do Edital para o Concurso INSS 2018 (Instituto Nacional do Seguro Social). A necessidade do Edital para o Concurso INSS 2018 se configura diante do caos em que se encontram os postos de trabalho e o atendimento à população nas políticas públicas da base da federação.

O pedido já foi levado até o  Ministério do Planejamento e está sendo analisada pela Assessoria Técnica e Administrativa do gabinete do ministro Dyogo Oliveira e a expectativa é que o Concurso INSS 2018  possa ser autorizado em breve para futuras nomeações em 2019.

Diante disso é hora de focar nos estudos, com ênfase em Direito Previdenciário, claro, já que é a matéria com maior peso na prova, além de ser o trabalho cotidiano do futuro servidor do INSS.

Lembrando que o INSS protocolou no final do ano passado novo pedido de vagas, o último Concurso do INSS foi realizado em 2016 com elevado número de nomeações, porém o déficit ainda é alto, cerca de  8.905 postos vagos.

Oportunidades no novo Concurso INSS 2018

As oportunidades oferecidas no novo Concurso INSS 2018 serão para os cargos de técnico, analista e perito médico previdenciários. Para estas carreiras citadas os salários oferecidos vão de R$ 5.344,87 a R$ 8.988,41, incluindo o auxílio-alimentação. Vale destacar que os servidores do INSS cumprem carga horária de 40h semanais, com direito a gratificações por atividade executiva e do seguro social, além de auxílio alimentação.

Para que as novas vagas sejam aprovadas e o Concurso INSS 2018 aconteça, o concurso anterior  de 2016 precisa ser finalizado. Inclusive, o pedido ainda precisa passar pelas Secretarias de Gestão de Pessoas (SGP), Orçamento Federal (SOF) e Executiva (SE), além da Consultoria Jurídica (Conjur) e Gabinete do Ministro (GM).

O último Concurso para o INSS foi lançado em 2015 com validade de um ano, após sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. O Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS) prorrogou por mais um ano o concurso público homologado pelo Edital nº 13, de 4 de agosto 2016, publicado no DOU de 5 de agosto de 2016,  a partir de 5 de agosto de 2017. Agora, o certame fica valido até agosto de 2018 para as carreiras de técnico e analista do seguro social.

Abaixo listamos os cargos a serem oferecidos no Concurso INSS 2018:

Técnico do Seguro Social:tem como atribuições a realização de atividades internas e externas relacionadas às tarefas constitucionais e legais do INSS; coleta de informações; execução de pesquisas, levantamentos e controles; emissão de relatórios e pareceres; atendimento ao público; e demais atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS, mediante designação da autoridade competente. Exige formação em nível médio em instituição reconhecida pelo ME;

 

Analista do Seguro Social:tem, dentre suas funções, o atendimento e acompanhamento dos serviços prestados aos usuários nas agências do INSS; supervisão e homologação dos programas profissionais realizados por instituições conveniadas ou terceiros; elaboração, execução e avaliação de programas, planos  e projetos de Serviço Social e Reabilitação Profissional; promoção de levantamento de informações, pesquisa, estudos sociais e socioeconômicos para emissão de parecer social para benefícios assistenciais e direitos previdenciários; avaliação social para concessão de benefícios assistenciais e direitos previdenciários. Exige formação graduação em Serviço Social em instituição reconhecida pelo MEC, além de registro válido no órgão de classe;

 

Perito Médico Previdenciárioexercício de atividades médico-periciais, privativamente, o âmbito do INSS, relacionadas à caracterização de invalidez para fins de concessão de benefícios assistenciais e previdenciários; emissão de parecer quanto à capacidade laboral; dentre outras funções. Exige graduação no curso superior de Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

 

Provas  e Inscrição para o Concurso do INSS 2018

O Concurso INSS 2018 ainda aguarda aprovação por parte do Ministério do Planejamento como vimos anteriormente e de qualquer maneira será lançado após agosto de 2018, que é quando expira o prazo do último concurso INSS. Dessa forma, vamos focar nos estudos e nas próximas notícias sobre o concurso INSS 2018.  

Uma vez  autorizado o Concurso INSS 2018 os candidatos realizarão provas objetivas contendo 120 questões e também passarão por perícia médica.

O Concurso INSS 2015 foi elaborado pelo Cebraspe, os candidatos a técnico responderam a 50 questões de Conhecimentos Básicos (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 70 de Conhecimentos Específicos (Direito Previdenciário). A prova para analista teve a mesma estrutura, mas outras disciplinas. Em Conhecimentos Básicos, foi cobrado Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

O formato da última prova do Concurso INSS foi de Certo/Errado com duração de 3 horas e 30 minutos tanto para os cargos de nível médio quanto superior.